domingo, 27 de fevereiro de 2011

UMA REALIDADE...

Pessoal esse texto não é meu, é da Tiane Brites, eu acompanho o blog dela Magra Emergente e gosto muito, acho muito interessante tudo o que leio lá, esse assunto em especial eu concordo plenamente, e estou repassando para quem não conhece o blog dela.

MANUTENÇÃO DE PESO: O GORDO EMAGRECIDO

Após tentativas, dietas, tratamentos você conseguiu: ao atingir o peso desejado você agora é magra!
Infelizmente não é bem assim. A pessoa que foi gorda ou obesa irá manter de maneira latente, a tal “tendência de engordar”. Por isso é um “gordo emagrecido”.
Está magro, mas NÃO É MAGRO. E só estará magro enquanto se e enquanto se mantiver em tratamento. Jamais poderá comer como antes ou voltará a engordar. É duro? É duro! Mas é a realidade. E não para aí. A grande maioria das pessoas que emagrecem volta a engordar em um ano. Não é terrorismo. É preferível que você saiba o que lhe espera se quiser continuar magra. Obesidade não tem cura, tem tratamento. Potencialmente, você pode recuperar o peso se descuidar. É doença crônica! Por isso, mais que dieta e medicamento, é MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA!
Emagrecer é menos difícil que manter o novo peso. Quando você se lança num processo de emagrecimento e começa a perder quilos e mais quilos recebe uma recompensa social. As pessoas notam, elogiam. Você, feliz com a “notoriedade” se lança a perder mais e mais quilos. Aí, chegando onde deseja, esse retorno social para. Após algum tempo as pessoas sequer farão menção ao fato. Comportar-se-ão como se fosse a coisa mais natural do mundo!
Nutricionalmente, ao longo do emagrecimento, havia rigor na dieta. Na manutenção ocorre a flexibilização das quantidades e da qualidade do alimento, que não pode ser confundida com “liberdade total”. Algumas pessoas confundem emagrecimento com mera perda de peso. O novo estilo alimentar deverá ser respeitado. Dietas “loucas” ou “regimes” são as melhores maneiras de voltar a engordar, se é que conseguirá emagrecer. O “caminho mais curto” aqui não é o melhor.
Por outro lado, a permanência no novo peso por grande período de tempo promove adaptações no organismo que o tornarão mais resistente a acumular gordura novamente, mas nunca na mesma proporção da pessoa que não é gorda.
E o aspecto mais importante: psicologicamente você deverá estar equilibrada! Se anteriormente comia por ansiedade, fez um “sacrifício”para perder peso e não tratou dessa ansiedade, tenha certeza: você voltará a engordar. Se o excesso de comida exercia uma função em sua vida, preservá-la da intimidade, protegê-la do convívio social, anestesiar sua sexualidade, entre outras, procure conhecer-se melhor ou…nada feito! Os quilos estarão de volta!
Quanto tempo dura o tratamento? O RESTO DA VIDA!

8 comentários:

  1. MARAVILHOSO
    QUE TEXTO PERTINENTE
    É BEM O QUE EU PENSO E PRECISO LEVAR PRÁ VIDA TODA
    PARABÉNS LU PELA ESCOLHA DO TEMA
    BEIJO

    ResponderExcluir
  2. Brigadão pelo apoio, tô meio carente e saber que tenho amigas que me acompanham é muito importante, valeu mesmo!!

    Lú esse texto é a mais pura verdade e nós somos provas disso, infelizmente sempre teremos que controlar pra não voltar a engordar, preciso me conscientizar dessa realidade.

    Boa semana!!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Luuuuuu, mandei nesse email q ta ai do lado santesilva@hotmail.com, vc tem outro??
    E tem mais, o cardiologista q vc se consulta fica em S. Sebastiao? Se for, e ele for legal,me arranja o telefone, meu pai ta precisando ir e nao tem nenhuma indicacao.
    beijo
    Vivi

    ResponderExcluir
  4. Querida, obrigada pelo recadinho tao carinhoso,ore por mim e pela Samantha de Natal, somos nos duas hj!!
    Em breve estarei la, ai ai ai, rs...
    beijo
    Vivi

    ResponderExcluir
  5. Queridaaaa!! Minha filha disse q vc ligou! Meu cel ficou com ela! To no quarto, ja andei, "comi", to bem amiga, gracaas a Deus, meu marido trouxe o note, e to tc c/uma mao so, a ou ta com o acesso.
    Amanha acho q saio, to felizzzzzzzzzz.
    Assim q estiver tranquila em casac te ligo!!
    bj
    Vivi

    ResponderExcluir
  6. Lu, me add no msn vivi2003sp@hotmail

    beijooooooooooooo

    ResponderExcluir
  7. Textos assim fazem toda a diferença, eu que estou nos primeiros passos que o diga, ótimo post.

    ResponderExcluir