segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O QUE É REPIRON


Achei interessante:

O RESPIRON foi desenvolvido especificamente para a prevenção de infecções pulmonares em geral, incentivando o usuário a realizar inspirações forcadas e profundas, facilitando a ventilação pulmonar prevenindo a formação de áreas atelectásicas, impedindo a obstrução de bronquíolo distendendo os alvéolos pulmonares.
Como utilização do RESPIRON* causa um efeito visível( a elevação de esferas contidas no aparelho)há um componente lúdico no exercício que representa um desafio para o usuário: conseguir elevar as 3 esferas, com vários níveis de dificuldade e mantê-las elevadas por alguns instantes.Há portanto, um incentivo para o paciente, o que justifica a expressão " respirador de incentivo".
É um aparelho de baixo custo, de fácil utilização e de eficácia cientificamente comprovada, igual ou superior a de equipamentos muitos mais caros sofisticados.Apresenta alguns recursos adicionais que facilitam o exercício(muito útil para pacientes debilitados ou crianças) e /ou volumétrico de custo incomparávelmente maior.
Não é propriamente descartável por pode ser usado muitas vezes, mas é de "uso individual", isto é, não deve ser utilizado por mais de um paciente sob risco de propagação de doenças infecciosas.Em casos de cirurgia recomenda-se que o paciente leve o aparelho ao deixar o hospital, para dar continuidade aos exercícios respiratórios em sua casa.
INSTRUÇÕES DE USO:
1-Manter o aparelho na embalagem quando fora de uso.
2-Lavar o bocal antes e depois de cada sessão de exercícios.
3-Ajustar o bocal aos lábios e inspirar(não soprar) através do mesmo de modo a elevar sequencialmente as três esferas do aparelho, mantendo-as elevadas por alguns segundos.
4-Quando concluir a inspiração, retirar o bocal dos lábios e expirar naturalmente.
SISTEMA REGULADOR:
Para graduar a dificuldade do exercício, girar o anel regulador, usando a alavanca anterior, a posterior ou ambas.A alavanca anterior move-se sob uma escala (0-1-2-3) e funciona com um ponteiro, indicando o grau de dificuldade do exercício.
-Ponteiro posicionado no (0) fácil
-Ponteiro posicionado no (1) regular
-Ponteiro posicionado no (2) difícil
-Ponteiro posicionado no (3) muito difícil
O sistema é de variação contínua:todas as posições intermediarias são possíveis, proporcionando dificuldades também intermediarias.
Após vencer a última etapa, a dificuldade do exercicio ainda pode ser aumentada, basta elevar as esferas e mantê-las elevadas por alguns segundos.
Este aparelho é um EXERCITADOS respiratório.
HIGIENIZAÇÃO
Além de lavar o bocal antes e após cada sessão de exercícios, a higienização poderia ser feita com HIDROTERIL (10 gotas/ para 1 litro de água) ou AQUATABS ( 1 comprimido / para 20 litros de agua), encontrados e farmácias.
Deve ser mergulhado e necessário que ele tenha secado completamente para voltar a utiliza-lo.
A higienização pode ser feita, periodicamente, pelos mesmos produtos descritos acima, mergulhando-se todo o aparelho.É necessário que ele tenha secado completamente para voltar a utiliza-lo: embora ele só possa ser usado para exercícios de sopro, o paciente poderia, inadvertidamente, aspirar Nesse caso gotículas de água poderiam ser aspiradas junto com ar atmosférico.Como não se tem acesso ao interior do aparelho deve-se remover o excesso de líquido e deixa-lo secar em ambiente ventilado, preferível mente protegido e que não impeça a ventilação.


2 comentários:

  1. Oi, flor???
    te desejo sorte, saúde e sucesso.
    bjssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Lú, obrigada pela visita, volte sempre!!

    Vou começar os exercícios com o respiron semana que vem, minha fisioterapeuta disse que muito importante.

    Tomara que vc consiga operar logo, deposite toda sua confiança em Jesus, ele fará o melhor por vc.

    Muita sorte e luz!!!
    Bjos.

    ResponderExcluir